Simulando efeito de monitor CRT com o GLSL shader (opengl) no MAME/MESS

Jogos antigos em telas de alta definição não ficam bonitos sem a aplicação de filtros, foram concebidos em resoluções próximas de 384 x 224 pixels, os sprites ficam descaracterizados quando dimensionados.

Pesquisando um pouco encontrei o GLSL shader, filtro que simula um efeito retro e deixa as imagens semelhante as apresentadas nos televisores de tubo. Só funciona para OpenGL.

Antes:
shader_mame_3
Depois:
shader_mame_4

clique para ampliar.

USANDO O SHADER

a) Pegue o GLSL shader (OpenGL) AQUI.

b) Descompacte o arquivo e mova a pasta osd para ~/.mame

$ tar -vzxf ./mame_glsl_osd.tar.gz
$ mv ./osd/ ~/.mame/

c) Abra o arquivo de configurações do MAME localizado em ~/.mame/mame.ini ou /etc/mame.ini com seu editor de texto favorito e deixe as seguintes opções assim:

video                     opengl

gl_glsl                   1
gl_glsl_filter            1
glsl_shader_mame0         /home/SEU_USUARIO/.mame/osd/shader/glsl_plain
glsl_shader_mame1         /home/SEU_USUARIO/.mame/osd/CRT-geom

Pronto! Só iniciar o MAME.

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